Geólogos do Rio de Janeiro irão mapear possíveis áreas de risco em Nova Petrópolis

Empresários ligados a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis(ACINP), lideranças representativas da comunidade e integrantes dos poderes Executivo e Legislativo estiveram reunidos para discutir a atual situação no município de Nova Petrópolis e outros da região em função das chuvas.

Entre os encaminhamentos da reunião que ocorreu na sede da ACINP, estão a necessidade de atualização da Lei que instituiu a Comissão Municipal da Defesa Civil, incluindo entidades que hoje não fazem parte dessa Comissão e excluindo as que não existem mais; e o encaminhamento da divisão das funções de comandante do Corpo de Bombeiros e de Coordenador de Defesa Civil do município, funções hoje exercidas pelo Sargento Lucas Attmann.

Os integrantes da reunião entenderam ser difícil o acúmulo de funções de Coordenador e Comandante e por isso o intuito de que a Defesa Civil tenha um Coordenador sem outra função acumulada. O coordenador de Defesa Civil teria foco em ações de monitoramento, criação de planos de ações e evacuações em situações de emergência que possam vir a ocorrer no futuro.

Um dos principais encaminhamentos da reunião, é de que nos próximos dias chegará a Nova Petrópolis um grupo de 12 geólogos enviados pelo Estado do Rio de Janeiro. O grupo fará um estudo sobre as condições gerais do solo de Nova Petrópolis para mapear possíveis áreas de risco. No entanto, a data de início dos trabalhos não foi informada. Em 17 dias o município registrou 994 milímetros de chuva e vários deslizamentos em áreas do interior e também próximo a cidade.

Os municípios de Nova Petrópolis, Linha Nova e Feliz também discutem conjuntamente ações para reconstrução da ponte na localidade de Picada Cará, uma das principais alternativas de rota utilizadas pelos usuários a partir do fechamento da BR-116 ainda em 2023. O local funcionava como passagem de ligação entre os municípios junto ao Rio Caí, mas a estrutura também foi levada pela força das águas.

Na imagem, trecho em Linha Riachuelo, visto do lado oposto do Rio Caí. Deslizamento danificou a estrada e levou postes de energia elétrica.

Foto: Samuel Goldbeck/JNP

Áreas de Cobertura

Nova Petrópolis e Picada Café

Entre em Contato